Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Botijão de gás 12,9 % mais caro a partir de quarta-­feira

A Petrobras anunciou nesta terça-­feira (10) reajuste médio de 12,9% no preço do botijão de gás de até 13 kg a partir de quarta-­feira, devido a variação das cotações do produto no mercado internacional. 

Caso o reajuste seja integralmente repassado pelas distribuidoras e revendedoras, o preço ao consumidor final pode subir em média 5,1%, ou cerca de R$ 3,09 por botijão, estimou a Petrobras. É a quarta alta consecutiva no preço do botijão de gás, acumulando um aumento de 44,8% nos últimos dois meses. 

Em junho, a Petrobras mudou a política de preços para o produto, que passou a ser reajustado com mais frequência. Desde agosto, houve altas de 6,9%, 12,2% e 6,9%. A nova política de preços para o gás de cozinha instituiu uma fórmula que considera as cotações europeias do butano e do propano —gases obtidos a partir do refino de petróleo que compõem a fórmula do gás liquefeito de petróleo (GLP, o nome técnico do gás de cozinha). Sobre esse valor, são aplicados uma margem de 5%. A estatal esclareceu que o reajuste atual não se aplica ao GLP destinado a uso industrial e comercial.


Fonte : Folha - UOL
Foto   : SDG