Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Morador de Arraial, com sonho de ser piloto comercial, morre em queda de avião.

Um avião bimotor que saiu na sexta-feira (28) do Aeroclube de Campinas (SP), no Aeroporto dos Amarais, foi encontrado quase 16 horas depois, neste sábado (29), em área de mata em Itapira (SP). A aeronave estava em um voo de instrução quando ocorreu o acidente. Duas pessoas morreram: Bruno Henrique, de 28 anos, piloto e instrutor de voo com mais de duas mil horas de experiência, e o jovem Thiago Zvolanek, de 22 anos, morador de Arraial do Cabo que estava em Campinas fazendo um curso para piloto comercial.

Uma testemunha que pescava próximo ao local do acidente contou que viu o momento da queda e ouviu alguns estalos. “O avião começou a dar uns estalos, passou perto, forçando já. Deu de parar no ar, parou com a asa em cima, aí, ele já veio de bico pra baixo”, relatou.

Sobre o acidente

O avião Twin Comanche decolou do aeroclube de Campinas (SP) na tarde de sexta e caiu em uma área de mata na zona rural de Itapira (SP). Duas pessoas estavam a bordo da aeronave: um piloto instrutor de voo e um aluno, que fazia a aula.

De acordo com o Márcio Doná, responsável pela comunicação do Aeroclube de Campinas, a aeronave modelo PA-30 perdeu contato com a base na sexta por volta das 16h. Após um aviso da aeronáutica sobre um alerta de impacto no avião, iniciaram-se as buscas.

Durante a noite, as autoridades locais suspenderam as atividades, mas uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) com uma ferramenta de visão noturna foi deslocada de Campo Grande para auxiliar na procura.

Urubus


Segundo Doná, a aeronave estava com toda a documentação em dia e havia passado por uma vistoria em março. O piloto de outro avião do aeroclube que havia feito o mesmo trajeto minutos antes teria alertado o instrutor sobre a presença de muitos urubus na região.

Em nota, o aeroclube lamentou o acidente e afirmou que está oferecendo toda a assistência necessária e possível aos familiares e amigos das vítimas.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão da Aeronáutica afirmou que agora, com a confirmação da queda, uma equipe será enviada ao local para iniciar os procedimentos de investigação.


Fonte : G1
Foto   : Arquivo Pessoal