Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

TSE mantém urnas biométricas para o 2° turno em Búzios



No primeiro turno, filas e problemas nas urnas atrasaram o fim da votação e a posterior divulgação das primeiras parciais da apuração no Rio de Janeiro. Alguns pediam não da votação biométrica na cidade para não ter novamente o atraso que aconteceu mas o pedido não adiantou.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarou nula, em sessão na noite da última terça-feira, a resolução do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) que determinava a substituição de 1.312 urnas com leitor de identificação biométrica pelas convencionais no município. Desta forma, a votação na cidade, seguirá o padrão do primeiro turno. A votação foi unânime.

Em cumprimento às normas do TSE, de acordo com a plenária, o TRE-RJ deve seguir os mesmos procedimentos realizados no primeiro turno, com oito tentativas de leitura do padrão biométrico antes que o presidente da sessão libere o eleitor a realizar o seu voto, caso o aparelho não reconheça a digital. O tribunal do Rio havia solicitado que fossem apenas duas tentativas.

Tudo porque Niterói, estreando a votação biométrica, enfrentou enormes filas nas seções justamente pela morosidade no processo de votação. Algumas sessões, com senhas para os eleitores, encerraram a votação apenas às 19h, sendo que o horário padrão é 17h.

O fato atrasou a divulgação das parciais. O Rio de Janeiro foi o último Estado a divulgar a primeira parcial da apuração em todo o Brasil, já que os eleitores que ainda estavam na fila para votar não poderiam ser influenciados pela divulgação.

Para embasar a sua decisão, o presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, afirmou que os procedimentos adotados no primeiro turno 

“devem ser respeitados na sua totalidade no segundo turno, em garantia aos princípios da isonomia e da segurança do processo eleitoral”. 

Por fim, ele acrescenta que 

“cabe ressaltar que não foram registrados prejuízos ao exercício do voto no município de Niterói”.

Clique na imagem para entrar em contato