Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Bom dia da Redação com Ariel Villanova - 16/10/2014



Lembra dessa "maquininha"? Estava lendo as matérias que foram colocadas ontem em nosso jornal e quando estou lendo a página "Túnel do tempo da notícia", que é a ultima matéria do dia do Jornal O Resumo, soube que ontem faziam 20 anos que terminávamos com aquela inflação enorme que tínhamos. Lembra dela ? Tudo começou com o governo Itamar Franco na qual o seu Ministro de Economia era Fernando Henrique Cardoso. O Ministro inventou um plano e foi gradativamente fazendo a inflação cair. Logo depois com o sucesso do plano Fernando Henrique Cardoso passou a ser Presidente do Brasil ganhando as eleições no primeiro turno com quase 60% dos votos. Foi em 1994.  Fernando Henrique Cardoso é eleito presidente brasileiro, baseando sua candidatura na estabilidade da moeda. Para ser mais exato FHC totalizou 34.364.961 milhões de votos, com 54,27% do total de votos válidos, vencendo no primeiro turno. FHC implementou o plano Real, que reduziu drasticamente a inflação. Foi ai que o Plano Real diminuiu a inflação drasticamente de 40% ou 50% para quase 8%. Nossa moeda ficou valorizada quase chegamos a ter o mesmo valor do Dólar. Hoje chegamos em uma inflação de 2% ou no máximo 7%, setembro foi de 6,7%. Bem melhor do que 60% de inflação. Quem viveu nessa época sabe do que estou falando. O dinheiro não circulava pois todos queriam colocar o dinheiro na poupança por que dava quase 70% de ganho. Um exemplo era quem colocava 10.000 em uma poupança no mês ganhava 7.000. Empresario e alguns brasileiros como eu colocavam seu dinheiro todo na poupança onde dava um rendimento excelente. Mas isso prejudicava o pais a andar pois o dinheiro não girava, empresas não abriam novas frentes e assim não tinha novos empregos. Muitas pessoas se deram muito bem e outras ficavam mais pobres. As "maquininhas" de troca de preços trabalhavam muito, onde você não podia fazer o seu orçamento mensal. Todos os dias os preços aumentavam. Você ia na padaria comprar um leite de manhã, pagava "x", quando ia na parte da tarde comprar mais um litro de leite ele já custa "Y", comprava um macarrão a um preço no dia e três dias depois ele já era outro preço, bem mais alto. Era impressionante. A vida era assim a mais ou menos 25 anos atrás. A vida mudou e acabou com a mamata da poupança para algumas pessoas e empresários que se aproveitavam com a inflação galopante pata ganhar mais dinheiro. O Brasil cresceu muito depois que a inflação despencou a 20 anos atrás. O povo agora compra o mais importante para seu sustento, a alimentação, sabendo que o preço não muda todos os dias. A alimentação é o mais básico e importante na vida de um ser humano. E falando em alimentação hoje é o Dia Mundial da Alimentação. Momento ideal para pensarmos um pouco mais sobre a necessidade de ter uma alimentação saudável.

Mais do que o dia da alimentação, devemos fazer dele o dia da consciência sobre graves problemas sociais. De fato, os dados são alarmantes. Atualmente, cerca de 500 milhões de pessoas sofrem com a obesidade em todo o mundo.

Ou seja, uma em cada dez pessoas no planeta está acima do peso. Não é à toa que a obesidade é um dos dez problemas de saúde pública do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Esse, porém, não é o único motivo de preocupação.

É cada vez maior o número de países que enfrentam um “duplo problema”: com a obesidade e as suas enfermidades, está a desnutrição. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), 854 milhões de pessoas em todo o mundo passam fome, ao mesmo tempo em que 1,6 milhões sofrem com o sobrepeso e outros 400 milhões de pessoas são obesas.

No Brasil, 4% da população apresenta déficit de peso, enquanto 40% dos adultos estão com excesso de peso e, nesse grupo, 11,1% enfrentam a obesidade, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O pior é que as crianças não estão livres das estatísticas.

Além disso, em nosso país, cerca de 2% da população apresenta algum tipo de transtorno alimentar, ou seja, apresenta graves alterações no comportamento alimentar, o que pode causar o emagrecimento excessivo, a própria obesidade, problemas físicos ou mesmo incapacidades.

Diante disso, eu Ariel Villanova reafirmo o meu compromisso com os hábitos alimentares saudáveis, possíveis de serem adotadas a qualquer momento e em todas as idades. Esperamos que um dia todos possam ter acesso a uma boa alimentação, baseada em nosso corpo e mente.

MOMENTO PARA PENSAR DE HOJE
" Não dê peixes aos homens necessitados. Ensine-os a pescar"

MOMENTO PARA REFLETIR DE HOJE
Pare de reclamar. Olhe ao seu redor antes que seja tarde.

Bom dia amigos.

Ariel Villanova
O seu amigo de todos os dias