Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

90 anos da Coluna Prestes e 50 anos da ditadura serão rememorados na FAETEC

Em março foram relembrados em todo o país os 50 anos do Golpe Militar e Civil de 1964, que destituiu o presidente João Goulart e promoveu no Brasil 21 anos de regime autoritário, com perseguições, prisões, torturas, censura e todo tipo de violência contra a população e a democracia. 

Em outubro, tem início as comemorações dos 90 anos da Coluna Prestes, maior marcha militar do mundo, que durante dois anos e meio percorreu 13 estados, num total de 25 mil quilômetros pelo interior do Brasil, pregando reformas políticas e sociais, na chamada República Velha (antes de 1930).

Para fazer uma reflexão histórica sobre estes dois fatos históricos do Brasil, a FAETEC de Bacaxá, Escola Técnica Helber Vignoli Muniz, abre espaço no dia 3 de novembro para uma exposição sobre a Coluna Prestes, que permanece durante toda a semana, e apresentação do documentário “O Velho”, de Toni Venturi, às 19 horas, seguido de debate, com participação da viúva de Prestes, o “Cavaleiro da Esperança”, Maria Prestes e seu filho Luiz Carlos Prestes Filho. Na ocasião, Maria Prestes estará autografando seu livro “Meu Companheiro, Luiz Carlos Prestes”.

Foto histórica da Coluna Prestes, com o capitão Prestes na primeira fila, terceiro da esquerda para a direita


No dia seguinte, dia 4/11, haverá projeção do filme “O ano em que meus pais saíram de férias”, de Cao Hamburger, seguido de debate com o escritor José Leal e a jornalista Dulce Tupy.

Na quarta-feira, dia 5/11, não haverá programação de cinema, mas a exposição ficará aberta ao público no hall do auditório da FAETEC.

No dia 6/11, haverá a exibição do filme “O que é isso companheiro?”, de Bruno Barreto, seguido de debate com o professor Ivan Cavalcanti Proença e a professora Edna Calheiros.

E, no dia 7/11, o documentário “Calabouço, um tiro no coração do Brasil”, de Carlos Pronzato, seguido de debate, com os produtores do filme Paulo Gomes e Geraldo Sardinha.

Esta programação é fruto de uma parceria entre a Fundação Maurício Grabois, que produziu a exposição sobre a Coluna Prestes, o Instituto Rede Democrática, a AMEAS (Associação das Mulheres Empreendedoras Acontecendo em Saquarema) e o jornal O Saquá/Tupy Comunicações.

Todos os eventos terão início às 19 horas, no auditório da FAETEC, Rua Capitão Nunes s/nº, Bacaxá, Saquarema.